quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

My heaven

Terminei este xale antes de iniciar o meu Haruni, na verdade só fiz para desenferrujar pois fazia um tempinho que não tricotava um xale rendado.

É um xale triangular, mas o início é pela borda. Primeiro você tricota uma longa tira, como um cachecol, esta parte é meio demorada, não consegui memorizar as carreiras então precisei seguir o gráfico ponto por ponto, o que é bem cansativo.

Para o tamanho médio é preciso fazer 22 repetições do gráfico B, mas imaginei que o xale ficaria enorme então só fiz 17, além do mais já estava ficando entediada.
Bom, depois de tecer esta borda é só pegar os pontos e ir diminuindo no centro e nas laterais até o final para formar o triângulo.

A cor real é um tom de azul um pouco mais escuro. Gostei de trabalhar com este fio, aliás eu já comentei no post anterior que gosto de experimentar fios, principamente quando faço um xale rendado. É claro que nem tudo funciona, tem tantos detalhes a considerar como a trama da peça, espessura da agulha, do fio, como o fio vai se comportar depois da blocagem, etc e etc.

No caso deste xale eu pensei que não ia dar certo mas até que me surpreendi com o resultado. O caimento ficou muito bom e a trama "apareceu" depois da blocagem. Ah, e ele não ficou tão grande como imaginei, se fizer outro vou tecer as 22 repetições como pede a receita.

Gosto muito de xales assim, com muitas laçadas, eles ficam bem etéreos e delicados. E olha que antigamente eu odiava laçadas.

Já estou experimentando outro fio então em breve terei mais uma peça para mostrar aqui. Até mais e bom tricô!

receita : My Heaven by Patusha
fio : Tropfil
quantidade : aproximadamente 450m ( 1 novelo)
agulha : circular 3,5mm e 4mm


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Black is beautiful

Eu gosto muito de experimentar fios então escolhi o Cléa prática, que já estava no meu estoque, para tecer o meu Haruni. É um fio de algodão cuja espessura fica entre o Cléa e Anne. As agulhas são de 3,5mm, parece que o ponto está meio frouxo mas acho que depois de blocar ficará bom.

Não tenho pressa de terminar pois tenho outros trabalhos nas agulhas, ainda estou na primeira repetição do gráfico 1. Eu prefiro tricotar seguindo o gráfico pois assim tenho uma visão geral do desenho que irá se formar, o que não acontece nas intruções por escrito.
Estou gostando muito deste tricô coletivo, já vi muitos Harunis lindos tomando forma e todos estão de parabéns. E para quem está sentido dificuldade em tecer este xale acho que o mais importante é ter paciência e ser persistente. Lembro que quando comecei a tecer xales rendados quase desisti de tanto que errava e desmanchava, até pensei que eu não tinha jeito para este tipo de trabalho, mas não me dei por vencida e consegui. Agora posso dizer que valeu muito a pena.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tricô coletivo

Eu fui gentilmente convidada pela Lilika do blog Lilika Tricô para participar deste tricô coletivo. Fiquei muito feliz e apesar de já ter tecido esta receita maravilhosa achei que valia a pena participar para incentivar outras pessoas que tem uma imensa vontade de aprender a tricotar um xale rendado. Uma das orientadoras será a talentosa Valéria que explica direitinho como participar do TCG neste post aqui. Peguem suas agulhas e novelos e vamos tricotar juntos!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

De volta para o passado

Eu estou numa leseira sem fim neste início de ano mas continuo tricotando devagar alguns projetos. Esta receita super fácil me lembrou algumas blusas que eu fazia quando era uma iniciante no tricô, completamente geométricas, heh, heh! Esta aqui é um retângulo, sem nenhum aumento ou diminuição. O ponto é aquele que você dá duas laçadas e na carreira seguinte é só derrubá-las da agulha.

Fiz com dois fios juntos e reparem que acrescentei as mangas, levantei alguns pontos e tricotei algumas carreiras antes de costurar os lados da blusa. Na verdade na receita original há alguns aumentos no corpo e arremates nos ombros mas eu não achei que fosse necessário. É uma blusa bem básica e arejada para curtir esta estação.

receita : Coral by Kim Hargreaves
fio : Bella, cor 501 e 2593
quantidade : 1010 m ( 2 novelos)
agulha : retas 4,5mm e 5mm


domingo, 8 de janeiro de 2012

2012

Começou, né? Apesar de estar com um pouco de preguiça de voltar à rotina depois de toda agitação de fim de ano, eu preciso mostrar as fotos dos pedidos já terminados e entregues. O primeiro foi um cardigan masculino, como eu não costumo tecer muitas peças para este público, foi difícil encontrar uma receita simples e fácil de fazer. Achei poucas receitas, mas eram todas com pontos complicados ou cheios de tranças, argh! No final acabei escolhendo uma receita de um cardigan feminino mesmo. A única modificação que fiz foi na cintura, é claro! A peça feminina tem curvas e este eu fiz completamente reto. Gostei do resultado e penso em tricotar um para a Marico, heh, heh!

receita : Shapely Boyfriend by Stefanie Japel
fio : Elegance, cor 4523
quantidade : 6 novelos
agulha: circular 4,5mm e 5mm



O outro pedido foi este pulover branco. Gostei da pala, parecem tranças mas não são. Achei que a manga ia ficar muito larga com 78 pontos então diminuí para 68. O tamanho é médio e fiz as mangas longas, quebrei a cabeça para distribuir os aumentos, mas encontrei este link:
http://www.thedietdiary.com/knittingfiend/tools/IncreaseEvenlySpace.html,que me ajudou muito.
Não consegui fazer o decote da frente seguindo as instruções da receita, isto é, fiz mas ficou muito feio, então a blusa não tem frente nem costas, o que é muito prático na hora de vestir se você estiver com pressa...
Espero que este ano seja muito produtivo e criativo. Imaginem só: um ano inteirinho para tricotar, tem coisa melhor?

receita : 114-2 jumper with cables and raglan sleeves by DROPS design
fio : Premium
quantidade : 1119 m (4 novelos)
agulha : circular 4mm e 4,5mm


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails