domingo, 24 de julho de 2016

Dica de receita, dica de livro

Mais uma receita testada e aprovada. Achei bem interessante a montagem tubular apesar de dar um pouco mais de trabalho, mas também é possível iniciar a gola com uma montagem comum. O ponto é reversível e fica muito bonito, esta gola ficou mais justa mas você pode acrescentar mais pontos e fazer mais larga ou fazer mais carreiras para que fique mais alta.


Eu gosto da aparência da montagem tubular mas confesso que tive certa dificuldade para encontrar uma técnica que me deixasse satisfeita.
Eu tentei fazer mas confesso que não ficou muito bom, os pontos ficaram feios, acho que preciso praticar mais para chegar a um resultado satisfatório. Além disso se for montar um número grande de pontos é preciso usar uma agulha reta pois os pontos acabam torcendo na agulha circular, é preciso ficar ajeitando os pontos quando for tricotar a primeira carreira, uma bagunça.


Então fui procurar outra técnica, aliás existem várias, e encontrei esta daqui: https://www.youtube.com/watch?v=rJgKjt3bSyY  , que usa como base a correntinha de crochê. Demora mais para montar os pontos mas ficou perfeito sem pontos largos e feios, e o melhor que é preciso apenas montar a metade dos pontos da receita, depois é que são feitos os aumentos. Não experimentei outras técnicas mas esta eu achei perfeita, mas é só a minha opinião, se souberem de outra técnica mais prática e fácil me digam aí nos comentários, gostaria muito de saber.



receita: Shifting Sands Cowl  de Julie Golub
fio: Cisne Merino Plus, cor 440
composição: 50% acrílico e  50% lã 
agulha: circular de 4mm
medidas: 16 cm de altura
                21 cm d largura


E para finalizar o post uma dica de livro que li estes dias muito bom mas também bem triste: A desumanização do escritor português Valter Hugo Mãe.

"Nos vidros, a neve ia descendo. Lentamente. O Einar desesperava-se a tentar perceber se já poderíamos abrir as portas, abrir caminho, ter por onde ir. Mas durante duas semanas não foi possível sair. O tempo a descontar devagar, as horas todas trocadas e os olhos cansados de tricotarmos à pouca luz das velas, fazendo fogo no detrás do altar, onde o Steindór inventara uma lareira para que o frio não matasse o Einar. Tricotávamos a lã que sobrava e voltávamos aos livros, a ler tudo outra vez e só reparávamos nas palavras. Queríamos nada saber das histórias. Prestávamos atenção às palavras para sabermos como eram ditas as coisas. Porque alguns livros pareciam perfumar a linguagem, outros sujavam-na e outros ignoravam-na. Os livros podiam ser atentos e desatentos ao modo como contavam. Nós, inspecionando muito rigorosamente, achávamos melhores aqueles que falavam como se inventassem modos de falar. Para percebermos melhor o que, afinal, era reconhecido mas nunca fora dito antes. Os melhores livros inauguravam expressões. Diziam-nas pela primeira vez como se as nascessem. Ideias que nasciam para caberem nos lugares obscuros da nossa existência. Andávamos como pessoas com luzes acesas dentro. As palavras como como lâmpadas na boca. Iluminando tudo no interior da cabeça. Como o cristal natural do Einar, que o deixava mágico. As palavras deixavam-nos mágicos. Eram os livros que traziam feitiço e punham tudo a ser outra coisa. A boca elétrica, dizia alto. Eu e o Einar escutávamos estudando o mundo."

5 comentários:

Elaine Carlini disse...

Ficou lindo, valeu o trabalho. Ando com vontade de encarar desafios assim mas minha vida anda tão corrida que mal dá pra algumas coisinhas.
Bjos

Izabelle Costa disse...

Linda gola! Seu trabalho é perfeito!

Mónica Martinho disse...

Adoro a gola. Ficou linda.

disse...

Que linda... adorei por ser reversível. Não sei se sei essa técnica que falou rss preciso ler a receita, depois dou um feedback.

bjinhos

ELENA disse...

Olá Marico! As suas postagens são um desafio para aprender técnicas novas, sua gola ficou Bellisima como Tudo! Bjos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails